top of page

CIDADE-CÉLULA: UM JOGO EDUCATIVO DE ANALOGIAS SOBRE AS RELAÇÕES FUNCIONAIS DAS ORGANELAS CELULARES

O interesse em aprender pode ser despertado no aluno através de ambiente lúdicos que harmonizam conhecimento e prática dos conceitos repassados em sala de aula. Para tanto, este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos com a aplicação do jogo educativo Cidade-célula com estudantes de 13 a 14 anos em partidas realizadas durante o contraturno da escola. As informações coletadas através de questionário verificaram a percepção que os alunos possuem sobre as relações de complementaridade funcional das organelas celulares depois do manuseio do jogo. Os resultados indicaram que o jogo atraiu o interesse, apreço das crianças envolvidas e que o trabalho com analogias auxilia a percepção.    

A ORIGEM DA VIDA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ'S)

Silva, Lucio Roberto Panza. A Origem da vida em história em quadrinhos. Rio de Janeiro, 2011, 14p. Projeto (5° Prêmio Professores do Brasil) - Escola Municipal Comenius/ 8° CRE.

 

O projeto apresentado pretende ser uma alternativa de trabalho em sala de aula para todos os docentes de Ciências de um conteúdo controverso, curioso e complexo como a Origem da Vida.

A ferramenta escolhida foi o uso de quadrinhos para representar o ambiente inóspito da Terra primitiva e as condições que favoreceram o surgimento dos primeiros seres vivos.

A atividade é realizada no próprio tempo de aula, com diversos materiais de desenho e pintura fornecidos pelo professor com interação mútua de todos os alunos.

Ao final da atividade, elucidamos conceitos, debatemos a vida na sua essência, é explicada a Teoria mais aceita hoje pela Ciência para explicar como a vida surgiu no planeta e cada aluno pôde contar e recontar de acordo com sua visão de mundo a sua historinha em quadrinho.

A atividade é diagnóstica para o professor, onde ele pode adquirir insumos para diversas outras atividades e verificar os conhecimentos prévios e a visão de mundo de cada aluno seu.

    ARTIGO - ARTICULISTA DA SEÇÃO EDUCAÇÃO 

bottom of page